Cachoeiras, lagos, caminhadas e trilhas ecológicas, mirantes e picos com paisagens de tirar o fôlego, tudo isso em um só lugar: Itatiaia vai te proporcionar uma experiência inesquecível.


Planejando uma viagem para curtir a serra no Rio de Janeiro? Então prepare-se para montar um roteiro perfeito com tudo o que fazer em Itatiaia

A cidade é sinônimo de ecoturismo, e se torna uma ótima pedida pra quem deseja fugir do agito dos grandes centros urbanos e curtir dias de paz e tranquilidade na natureza – seja em família, sozinho ou com amigos.

O que fazer em Itatiaia: Prateleiras
Trilha para o Pico das Prateleiras, no Parque Nacional do Itatiaia. Foto: Maíra Arantes Leite Wick / CC BY-SA 4.0

Então prepare-se para embarcar em uma aventura deliciosa e conferir as principais atividades do Parque Nacional do Itatiaia!

Veja também: o que fazer em Penedo, a única colônia finlandesa do Brasil, localizada a apenas 19 km de distância.

Saiba mais sobre Itatiaia 

Localizado a 176 km da capital do Rio de Janeiro, é possível chegar até o charmoso município de Itatiaia em uma viagem de aproximadamente duas horas e meia, o que torna uma ótima pedida para curtir um final de semana inteirinho.  

Apesar de pequena, a cidade tem um clima super gostoso de natureza graças ao primeiro parque nacional do país, conhecido como o Parque Nacional do Itatiaia, inaugurado em 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas.   

Lar de uma fauna e flora riquíssimas, o parque é o cartão postal da cidade, e onde ficam os principais passeios, atividades e pontos turísticos de Itatiaia. Nele, você vai encontrar cachoeiras, rios, trilhas, picos e mirantes com paisagens deslumbrantes. 

E se você está pensando que montar um roteiro com tudo o que fazer em Itatiaia é uma missão difícil, tá aqui a notícia boa: nós fizemos uma seleção com os melhores pontos turísticos da cidade para você não perder nada por lá. É só vir com a gente e conferir:  

O que fazer em Itatiaia: Parque Nacional do Itatiaia e suas atrações 

Eis a dica descomplicada para decidir o que fazer em Itatiaia: basta se aventurar pelas caminhadas ecológicas, trilhas e montanhismo que vão te levar até rios, cachoeiras, piscinas naturais e picos surpreendentes do Parque Nacional do Itatiaia.  

Para planejar sua visita, é importante saber que o parque é dividido em duas partes: parte baixa e parte alta. Nós explicaremos a seguir a diferença e mostraremos as principais atrações de cada uma: 

Importante | Antes da pandemia COVID-19, o Parque Nacional do Itatiaia funciona todos os dias. Atualmente, ele abre de quarta a domingo. 

Parte baixa 

É onde ficam as trilhas, cachoeiras e mirantes com o acesso mais fácil, sem exigir muito esforço e preparo físico. E em menos de 1 km de caminhada, você já chega em algumas cachoeiras. 

Por aqui, você vai se encantar pela mata preservada e ainda ter a experiência de encontrar diversos animais pelo caminho. 

O ingresso para a parte baixa do parque sai a R$18 para adultos. Idosos acima de 60 anos e crianças menores de 12 anos não pagam. O estacionamento também é pago. 

É importante levar alimentos e água para se hidratar, pois não há nenhuma estrutura entre as cachoeiras, trilhas e mirantes. 

Como chegar | Para chegar na parte baixa, você deve seguir mais 5,5 km do centro de Itatiaia pela BR-485 até a sede do Parque, conhecida como Posto 1.  

Para você aproveitar ao máximo a sua aventura por lá, selecionamos tudo o que fazer em Itatiaia, considerando a parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia: 

1. Lago Azul 

Lago Azul são pequenas quedas d’águas que formam um lindo lago de águas verdes, que parece uma piscina natural ótima para banho. O lago é rodeado por rochas lisas, em que é preciso ter cuidado pois são escorregadias.

O que fazer em Itatiaia: Lago Azul
Corredeiras vistas da ponte do Lago Azul. Foto: Karolina Gameiro Cota Dias / CC BY-SA 3.0

O local ainda conta com churrasqueiras que podem ser usadas pelos visitantes, mas é necessário reservar antes na administração ou no portão principal do parque. 

Como chegar | fica a apenas 400 metros do Centro de Visitantes, numa trilha bem fácil até para crianças. Só é preciso ficar a atento a uma escadaria de 120 degraus. 

2. Piscina Natural do Maromba 

Localizada a 1.100 metros de altitude, a Piscina Natural do Maromba faz parte do Complexo do Maromba.  

É o lugar perfeito para mergulhar e se refrescar em águas calminhas e muuuito geladas. A área do poço (que mais parece uma piscina natural, por isso o nome) é enorme, e em uma boa parte fica batendo um solzinho.

O que fazer em Itatiaia: Poço Maromba
A piscina natural do Maromba é um dos lugares mais bonitos do parque. Foto: João P. Burini / CC BY-SA 4.0

Como chegar | saindo da sede da parte baixa, é necessário descer uma escadaria de 50 degraus após a ponte do Complexo do Maromba. 

3. Cachoeira Itaporani 

Entre o caminho para a famosa Cachoeira Véu de Noiva (nossa próxima da lista) fica a entrada para a trilha da Cachoeira Itaporani 

A cachoeira tem uma queda d’água entre grandes pedras, formando um poço de águas verdes cristalinas delicioso para banho – só precisa ter coragem para encarar a água bem gelada. 

O visual por lá também é incrível, e a sensação é que a mata abraça a cachoeira. 

Como chegar | fica a 650 metros depois da ponte do Complexo do Maromba, em uma trilha que passa pela mata, descendo por uma escada de madeira plástica. Todo o percurso dura uns 20 minutinhos. 

4. Cachoeira Véu da Noiva 

É a cachoeira mais bonita do Parque Nacional do Itatiaia, e nos presenteia com a sua queda de 40 metros de altura, que se parece com um véu de noiva – mais uma vez, nome apropriado!

O que gfazer em Itatiaia: Véu da Noiva
A beleza da Cachoeira Véu da Noiva. Foto: Ricardo Ghion / Flickr

Cachoeira Véu da Noiva é perfeita para um contato com a natureza e admirar toda a sua beleza. A água, como a das outras cachoeiras, é bem gelada, mas vale a pena para renovar as energias durante sua viagem para Itatiaia. 

Como chegar | Da Itaporani até a Véu de Noiva são 260 metros de trilha bem leve. Contando a partir da ponte do complexo do Maromba, são 380 metros. 

5. Cachoeira do Poranga 

Para muitos, a Cacheira do Poranga é a melhor do Parque Nacional do Itatiaia, garantindo um visual único da floresta junto à cachoeira. 

O poço é de águas cristalinas e é ótimo para nada. A cachoeira ainda conta com um escorrega natural que diverte os visitantes. 

Como chegar | São 400 metros a partir da ponte do complexo do Maromba. 

6. Trilha dos Três Picos 

Se você gosta de trilhas e caminhadas, não vai faltar o que fazer em Itatiaia.  

A Trilha dos Três Picos requer quase um dia inteirinho de trilha que passa por dentro da Mata Atlântica.  

Ao chegar finalmente no topo, você vai ver que todo o esforço vale a pena: o local oferece uma vista privilegiada do Vale do Rio Paraíba, do parque e de algumas partes da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.  

Para poder fazer essa trilha, é necessário preencher um Termo de Responsabilidade na portaria do Parque, no Centro de Visitantes ou no Complexo Maromba. 

Ainda na trilha até os Três Picos, você pode aproveitar e conhecer a Cachoeira Rio Bonito, que tem uma queda d’água de 6 metros de altura, ficando a 5 km. 

Como chegar | fica a 7 km do Centro de Visitantes. 

7. Mirante do Último Adeus 

Uma parada obrigatória para contemplar a natureza e sua imensidão verde. O Mirante do Último Adeus oferece uma vista panorâmica do Parque, do Vale do Rio Campo Belo e da Serra do Mar.

O que fazer em Itatiaia: Mirante do Último Adeus
Vista panorâmica do Mirante do Último Adeus. Foto: Léa / Flickr

Uma dica é você visitar o mirante no final do dia, assim você consegue apreciar o pôr do sol que se põe atrás das grandes montanhas.  

Como chegar | A trilha do mirante é bem tranquila, e fica na entrada do parque, na parte baixa. O percurso tem 1 km de distância. 

8. Museu Regional da Fauna e Flora 

Oficialmente inaugurado em 1942, o Museu Regional da Fauna e Flora é outra atração imperdível na hora de escolher o que fazer em Itatiaia.  

O Museu conta com um acervo riquíssimo dos animais encontrados no Parque Nacional de Itatiaia. Ele ainda é cercado pela vegetação do parque, o que deixa o lugar ainda mais incrível.  

Além dos animais empalhados, também há a explicação do seu habitat, seus hábitos e de suas características.  

Você ainda tem acesso a uma sala interativa com sons de pássaros e relevo da região, tornando a sua experiência ainda mais real.  

Como chegar | o Museu fica no início do Parque. 

9. Calçada da Fauna 

Também temos uma Calçada da Fama aqui no Brasil, mas essa é uma pouco diferente. Aqui em terras brasileiras, a fama fica por contas das pegadas dos animais na Calçada da Fauna

Vários animais da região registraram as suas patinhas em placas de cimento, chamando a atenção dos adultos e, principalmente, das crianças, que ficam horas observando as patinhas dos animais. 

Entre as estrelas, estão animais como a capivara, veado-mateiro, iara, tamanduá-colete, paca, tatu e furão.  

Há alguns animais que são mais reservados e fugiram dos holofotes da calçada da fauna, mas de vez em quando eles aparecem para os paparazzis – visitantes do parque – entre eles estão os pumas, jaguatiricas e onças-pintadas. 

Como chegar | fica no início do Parque. 

10. Ateliê Vivart 

O artesanato também é muito procurado em Itatiaia, e dentro do parque você pode se encantar com as artes do Ateliê Vivart

Nele, você vai encontrar pinturas, esculturas, mandalas, escudos e fotografias, que ficam em exposição permanente aos fins de semana.  

Já as visitações ocorrem de segunda a sexta, porém é necessário fazer o agendamento com antecedência. 

Como chegar | o ateliê fica dentro do parque, na parte baixa. 

Parte alta 

É a parte do Parque Nacional do Itatiaia pra quem deseja se aventurar em picos e mirantes, que proporcionam belas paisagens da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba.  

Lá você vai encontrar o famoso Pico das Agulhas e das Prateleiras, um dos principais atrativos da parte alta. 

Como chegar | seguir 26 km pela BR-354 até a Garganta do Registro, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais.  Depois você deve pegar uma estrada de terra por 14 km pela Rodovia das Flores até o Posto Marcão, o acesso para as principais atrações da parte alta. 

Confira todas as atrações da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia: 

11. Pico das Agulhas Negras  

Um dos pontos turísticos mais procurados em Itatiaia: o Pico das Agulhas Negras é o quinto maior do Brasil, com seus 2.791,55 metros de altitude e o mais alto do Rio de Janeiro, e por isso é outro passeio imperdível quando o assunto é o que fazer em Itatiaia. 

O pico é uma montanha rochosa com formas inusitadas e surpreendentes, considerada umas das mais bonitas do Brasil. Você ainda pode subir até a sua base ou até o cume.

O que fazer em Itatiaia: Pico das Agulhas Negras
O Pico das Agulhas Negras tem uma das vistas mais bonitas. Foto: Pedro Luz Fotografia/ CC BY-SA 4.0

Ele é perfeito para os aventureiros, já que vários esportes radicais são praticados por lá, como alpinismo, rapel e trekking  

Durante o percurso, você vai ver muitas rochas, vegetação rasteira e alguns lagos das nascentes que formam os rios da região. É uma sensação incrível de liberdade entre você e a natureza. 

Para fazer essa trilha, é necessário um guia local, pois há determinados trechos em que cordas são necessárias, assim como os demais equipamentos de segurança. 

Como chegar | Partindo do Posto do Marcão, onde há o controle de visitantes. Depois disso, o acesso é feito pelo Abrigo Rebouças, caminhado por áreas de Campos de Altitude.  

12. Pico das Prateleiras 

Formado por diversos blocos de rocha, o Pico das Prateleiras está a 2.539 metros de altitude e proporciona uma vista deslumbrante do Vale do Paraíba, das Agulhas Negras e das cidades de Itatiaia e Resende. 

A partir do pico, você também pode ter acesso à Pedra da Maçã, Pedra da Tartaruga e a Pedra Assentada.

O que fazer em Itatiaia: Pico das Prateleiras
O espetáculo do Pico das Prateleiras

Ao fazer o percurso, você vai avistar paisagens diferentes da Mata Atlântica, com uma vegetação mais rasteira. 

Da base até o cume, a subida fica mais difícil, já que é necessário passar entre rochas agachado e se apoiando com pés e mãos. 

O blog Viagens e Rotas tem um post contando sobre a experiência de subir o Pico das Prateleiras, e ainda compartilham informações mega importantes.  

Como chegar | a trilha começa próximo ao final da estrada BR-485. 

13. Circuito dos 5 Lagos 

Inaugurada em 2015, a trilha do Circuito dos 5 Lagos passa por belas paisagens e cumes. Ela começa pelo mesmo caminho do Pico das Agulhas, e depois segue em direção à Pedra do Altar.

O que fazer em Itatiaia: 5 Lagos
Um dos lagos do Circuito dos 5 Lagos

Durante o percurso, você vai passar por cinco lagos e pela Cachoeira do Aiuruoca. 

Como chegar | A trilha tem início no Abrigo Rebouças ou no Posto Marcão, e tem aproximadamente 10 km de extensão, realizada em 3 ou 4 horas. 

Onde ficar em Itatiaia 

Para conseguir aproveitar e conhecer todos os pontos turísticos de Itatiaia, você vai precisar ficar uns dias por lá.  

Vale ressaltar que não há um número extenso de hotéis e pousadas em Itatiaia, e também não adianta esperar por acomodações luxuosas. Tudo na cidade é mais simples, mas ainda assim é possível encontrar boas opções.  

Confira nossas sugestões de hospedagem em Itatiaia: 

Hotel La Ponsa Itatiaia – $ | A apenas 5 minutinhos a pé do centro de Itatiaia, esse hotel é uma gracinha e muito confortável, e ainda conta com piscina ao ar livre, jardim, quadras poliesportivas e estacionamento. Os quartos são bem aconchegantes e o café da manhã que é uma delícia está incluso na diária. A partir de R$235.  

Hotel Conora – $ | Ambiente familiar e muito tranquilo. O hotel conta com piscina e uma cachoeira que passa atrás da propriedade. Os quartos são simples, mas muito limpinhos e confortáveis. A partir de R$180

Pousada Ypê Amarelo – $ | Localizada a 5 km do Parque Nacional de Itatiaia, essa pousada conta com piscina cercada de jardins, campo de futebol e área para jogos. Os quartos são simples, mas contam com ar-condicionado e frigobar. O café da manhã é repleto de variedades e tudo muito gostoso. A partir de R$216.  

Hotel Pousada Esmeralda – $$ | Uma ótima pedida, localizado no Parque Nacional do Itatiaia, oferecendo lagos e cachoeiras belíssimas. Com piscina ao ar livre, sauna e salão de jogos. Os quartos têm decoração inglesa e são muito confortáveis. Café da manhã incluso na diária e a propriedade também possui um restaurante. A partir de R$357

Vista Linda Hotel – $$$ | Perfeito pra quem deseja ficar rodeado pela natureza. A apenas 3 km do Parque Nacional, conta com piscina, restaurante e uma vista privilegiada da serra. As acomodações são em chalés alpinos, com decoração aconchegante, e os mais luxuosos contam com lareira e banheira de hidromassagem. A partir de R$935

Quantos dias ficar em Itatiaia

Em dois dias você consegue facilmente conhecer a maior parte das atrações da cidade, localizadas no Parque Nacional de Itatiaia. 

Se você quer conhecer a parte baixa e a parte alta do parque, recomendo três dias, assim você consegue realizar as trilhas mais longas, como a dos Três Picos e das Agulhas Negras, que duram quase um dia inteiro.  

Agora, se você tiver mais um ou dois dias disponíveis, vale esticar um pouquinho mais a sua viagem e conhecer o simpático e encantador distrito de Penedo.  

O distrito faz parte de Itatiaia e tem o único bairro finlandês no Brasil – o lugar é puro charme! Nós já mostramos todas as atrações e pontos turísticos de Penedo por aqui, só conferir! 

Depois das nossas dicas do que fazer em Itatiaia, montar um roteiro ficou muito mais fácil! 

Itatiaia é a escolha perfeita para quem busca um destino com muita natureza e calmaria perto do Rio de Janeiro. E além das atrações do Parque Nacional do Itatiaia, o município é encantador, com um clima que só cidade do interior tem.

Foto de destaque: Pico das Agulhas Negra, fotógrafo:
Gabrielrvallim
.

Deixe seu Comentário